sábado, 16 de maio de 2009

1984:Uma obra visionária


1984:Uma obra visionária

Este livro é com certeza uma das distopias mais contundentes do século XX. Com uma linguagem até certo ponto rebuscada, o livro tem uma leitura difícil, mas mesmo assim ,prende a atenção do leitor até o fim. Escrito em 1948, o título se deve à inversão dos dois últimos dígitos do ano em que foi concebido.
Sem dúvida, 1984 foi o grande êxito de George Orwell, que também é autor de A Revolução dos Bichos, que possui uma temática muito parecida. Para entender melhor qual a mensagem que o autor queria transmitir com 1984, é preciso estar atento ao fato de que George Orwell era comunista assumido. Por muito tempo, foi defensor aguerrido da Revolução Russa.
Certa vez, em meados dos anos quarenta, Orwell, então respeitado jonalista e escritor no mundo inteiro, eminente intelectual de esquerda, foi convidado por Stalin a fazer uma visita a União Soviética. A intenção era fazer propaganda em prol do Socialismo soviético. Teve o efeito inverso.
George Orwell ficou estarrecido com o pouco que presenciou. Não conheço relatos de outra visita de Orwell ao quintal de Stalin. Assim que chegou em Londres, começou a alimentar a idéia de escrever um romance. Começava a nascer o que viria a ser uma das maiores obras literárias do século XX. Mas, voltemos ao livro.
A obra mostra atraves da ótica de um homem solitário e desiludido com o mundo, uma sociedade corrompida e totalmente controlada pelo Partido. Isso lembra algum país? Impossível não associar essa descrição a União Soviética.
Mas é preciso ressaltar que, a crítica de Orwell, se referia não só ao Stalinismo, mas sim a todo regime opressor que através do poder interfere na vida do povo em prol de benefícios obscuros.
Nesse mundo desenhado pelo autor, o planeta é dividido em três grandes super potências: Eurásia, Lestásia e Oceania. As três potencias vivem em guerra constante. Winston Smith personagem central da história, vive na Oceania. Trabalha como funcionário do governo e é um eterno questionador. Mas ele tem muito medo que descubram tudo o que pensa. Pois, apesar de pensar não ser crime, não é prudente formular qualquer tipo de pensamento. Ainda mais, quando se é contra o Partido e a figura do Grande Irmão (quem não conhece o Grande Irmão vai ter que ler o livro).Qualquer um que contrarie os ideais defendidos pelo Partido e encarnados no Grande Irmão é punido com a Morte.
Em sua obra, Orwell traz sérios questionamentos sobre o caráter dos regimes totalitários sobretudo o Socialista soviético. Leitura obrigatória, um livro fantástico que merece ser lido várias vezes, eu já li duas. E pretendo ler mais. Espero que outras pessoas que não tenham lido, se sintam instigadas a fazer essa leitura. Vale cada minuto.

Aflaudisio Dantas

16 comentários:

  1. pelo teu relato o livro parece ser bom...vou procurar saber mas a respeito;;;ate..

    ResponderExcluir
  2. Um raro caso de qualidade discursiva e orientação para a leitura com base na qualidade. Indicarei a outros contatos lerem seus posts. Muito bons.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. seja vc tambem um seguidor do meu blog

    http://mundodrogado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. foi convidado por Stalin a fazer uma visita a União Soviética. A intenção era fazer propaganda em prol do Socialismo soviético. Teve o efeito inverso


    dessa partedo convite eu não sabia!!!!
    e também fiquei chocado ao saber que ele era idealista comunista pois os dois livros dele que lí me fizeram achar que ele fazia sempre uma critica ao sistema socialista soviético, como se esse fosse um forte agregador de alienação nas pessoas.

    muito interresante você me fez pensar em ler novamente e com outros olhos o 1984 e o revolução...

    abraços!!!!

    te aguardo no meu blogger.

    www.gugaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Este livro é simplesmente fantástico, leitura recomendada para todos os públicos. Quem ler e ter ideia de que reality shows como O BBB teve nele a inspiração, perceberá como a sociedade do espetáculo desvirtuou a verdadeira mensagem de Orwell.

    Parabéns pelo blog, espero que visite o meu:

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    Concerteza vc vai gostar.

    Abraço!

    BRUNO

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bem interessante! Vou procurá-lo para ler! Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. opaa
    parece interessante lembrei dakele filme reds vendu a capa

    http://www.publicandobr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. continuo lendo os seus textos e irei postar nos anteriores certo?
    forte abraço!!!

    www.gugaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. pobre Orwel... não sabia ele que o seu big brother teria menos apreço que um progama de tv homônimo, porém com pouco (para não dizer nada) a acrescentar...
    a primeira vez que li 1984, eu devia ter uns 12/13 anos. estava na biblioteca da escola quando encontrei o livro e o que me chamou atenção foi o título, já que nasci em 84. confesso que na época não entendi nada, mas isso foi o pontapé inicial pra eu entrar em contato com a obra de Orwel mais tarde.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. o texto poema é meu...
    porem foi baseado no livro de drumond que lí...
    Hilda furacão = drumond
    e meu pai estar morrndo no quarto = gugaoliveira!!!

    abraços obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. interessantes os temas abordados pelo livro. está na minha lista de espera. um dia lerei, se Deus quiser! hehe

    obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  12. eu ja li o livro e tambem assisti ao filme homonimo... final de semana passada presentiei uma amiga que é professora de historia com o meu exemplar desse livro... e a partir disso posso dizer... Orwell era um cara a frente de seu tempo... parabens pelo blog e por esta postagem em especial...

    http://vira-lataderaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

manifeste-se